"California King Bed" é uma canção da cantora barbadense Rihanna, gravada para o seu quinto álbum de estúdio Loud. Foi composta e produzida por Andrew Harr e Jermaine Jackson, com auxílio na escrita por Priscilla Renea e Alex Delicata. A sua gravação decorreu em 2010 nos estúdios We The Best Studios em Miami e Burst HQ em Wisconsin. Lançada digitalmente na iTunes Store a 13 de Maio de 2011, começou a ser reproduzida a 4 de Abril nas rádios australianas e a 31 de Maio nas norte-americanas. Posteriormente, após o seu impacto nas áreas radiofónicas, a música também foi editada em formato CD single na Europa e ainda um extended play (EP) digital com nove remisturas a partir da faixa original.
Os membros da crítica apreciaram a música pelos vocais apresentados por Rihanna, embora tenham admirado a suavidade sonora que era diferente de trabalhos anteriores da artista. A canção teve uma repercussão moderada nas tabelas musicais, liderando as tabelas da Eslováquia, Polónia e alcançando as cinco faixas mais vendidas na Alemanha, Austrália, Áustria, Nova Zelândia e Portugal, enquanto que na Billboard Hot 100 atingiu a 37.ª posição. A sua primeira actuação ao vivo decorreu durante a transmissão da cerimónia de prémios para músicacountry ACM Awards, em colaboração com o membro feminino da dupla Sugarland, Jennifer Nettles. Além de ter sido interpretada em programas como American Idol e Today, também fez parte do alinhamento da digressão mundial The Loud Tour.
Capa do CD |
O vídeo musical, dirigido por Anthony Mandler, foi lançado a 9 de Maio de 2011 através do serviço VEVO. As cenas retratam um ambiente tropical e romântico, alternando entre paisagens de praia e céu. A directora criativa Ciarra Pardo desenhou uma cama de cinco metros e meio, especialmente concebida para o teledisco.
Estilo musical e letra
"California King Bed" é uma canção de tempo moderado que incorpora elementos de estilo rock, produzida pela dupla The Runners. A sua gravação decorreu em 2010 nos estúdios We The Best Studios em Miami e Burst HQ em Wisconsin. Andy Gill do jornal britânico The Independent prezou Rihanna pelas habilidades vocais expressas na música, denominando-a como "melhor performance vocal até à data". Contudo, Robert Copsey do Digital Spy criticou a voz da cantora, revelando que "está muito aquém da sua habilidade vocal natural". São utilizados vários instrumentos para compor a melodia, desde guitarra eléctrica e acústica ao baixo.
A letra foi escrita por Andrew Harr, Jermaine Jackson, Priscilla Renea, Alex Delicata. De acordo com a partitura publicada pela Alfred Publishing Company, a música foi escrita em compasso simples, num andamento baixo moderado com um metrónomo de 92 batidas por minuto. Composta na chave de sol maior com o alcance vocal que vai desde da nota baixa de sol, para a nota de alta de dó. A canção segue a progressão de acordes de dó, ré e lá maiores nos versos e fá, mi bemol e si bemol maiores no efeito de coro.
Vídeo musical
As gravações do vídeo musical decorreram em Março de 2011, dirigidas por Anthony Mandler, que trabalha frequentemente com Rihanna. Mandler também foi creditado como director noutros singles de Loud, como "Only Girl (In the World)" e "Man Down". Foi fabricada uma cama de cinco metros e meio, especialmente concebida para o teledisco pela directora criativa Ciarra Pardo, projectada com um recurso especial para o transporte da artista na distância total de um lado para o outro. Numa entrevista com a Jocelyn Vena da MTV News, Mandler falou sobre o vasto histórico de colaborações com a cantora, afirmando:
“ | Acho que é algo tão único o que a Rihanna faz, qualquer personagem que ela interprete, qualquer lado que mostro, está sempre a 1000%... Acho que a canção e o tema, ela quis obviamente mostrar o seu lado mais calmo, brilhante, um que é detectado talvez numa relação tumultuosa... Há tanta variedade quando se trata dela e tem sido uma boa jornada com a cantora. | ” |
O vídeo estreou numa segunda-feira, 9 de Maio de 2011 na página oficial da artista na Internet e na sua conta VEVO. As cenas retratam um ambiente tropical e romântico, alternando entre paisagens de praia e céu. Começa com uma objectiva de Rihanna, que se fixa no seu perfil. Em seguida, o teledisco alterna entre partes em que a cantora caminha na praia, num jardim, e até no terraço da casa. Seguidas pela artista deitada na cama com o seu companheiro, abraços e depois sentados em lados opostos. O vídeo também mistura fases em que a jovem é mostrada junto de cortinas de seda e ainda imagens a preto e branco. Nesta rodagem, é utilizada a mesma natureza que permitiu a composição do vídeo do primeiro single do disco, "Only Girl (In the World)", que demonstra a mesma palete de cores que em "California King Bed".
Brad Wete da revista Entertainment Weekly considerou que a cantora transita de um "estilo dominatrix" para uma cena em que "repousa com a cabeça em cima do peito do companheiro, e passa com a sua mão pelos seus abdominais". Wete considera que Rihanna demonstra uma personalidade "vulnerável, aberta e insegura" no projecto. No jornal Daily Mail relataram que este era o teledisco em que a cantora se tinha mostrado mais sensual, mas "igualmente o seu momento mais íntimo". A MTV do Reino Unido chamou a atenção para o facto da artista "estar bastante bonita e atraente e que recupera de um retrocesso do seu vídeo picante para "S&M" que foi considerado impróprio para ser transmitido durante o dia nas televisões britânicas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário